quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mundo Cearense III


Já escrevi aqui alguns textos exaltando meu novo mundo.
Mas tem uma coisa que realmente me incomoda nessa cidade: o trânsito.
As leis, aqui, só servem para serem desrespeitadas. É como se houvesse um eterno personagem Do Contra do Maurício de Sousa em cada cearense dentro de seu carro. Se o sinal fecha, sempre tem alguém que fura. Se o sinal abre, mas logo a frente está parado, sempre tem alguém que tranca as vias ao lado simplesmente para não perder o sinal aberto, mesmo que não consiga sair do lugar.
Aqui as pessoas param no meio da rua, sem mais nem menos, desligam seu carro e vão ao banco, que está na esquina. Procurar uma vaga? Pra que? Eu posso atrapalhar todo o trânsito e ninguém vai fazer nada mesmo.
Além disso, as pessoas não dão passagem e furam a fila dos retornos o tempo todo. A educação é realmente nula. Agora, o pior disso tudo é o buzinaço que toma conta da cidade. Um dia desses, fiquei parada em um congestionamento por quase uma hora. Não existia a possibilidade de se mover e todo mundo sabia disso. Mas eu acho que eu era a única pessoa no meio da Praça Portugal lotada que não buzinava.
Antes de me mudar, me contaram uma história sobre o trânsito daqui e eu achei que era lenda, mas não é: um amigo me contou que veio passar uma temporada em Fortaleza e sua empresa deixou um carro com motorista a sua disposição. No primeiro sinal em que pararam, saindo do aeroporto, havia 3 carros à sua frente. O motorista, sem pestanejar, buzinou assim que a luz verde apareceu. Meu amigo perguntou porque ele estava buzinando e ele respondeu: - "o pessoal daqui é lento. Se você não buzina, ninguém sai do lugar." Meu amigo não disse nada, porque, afinal de contas, era a cultura local. No sinal seguinte, eram os primeiros da fila, mas o motorista não pensou duas vezes em buzinar assim que a luz verde reapareceu. Meu amigo perguntou: - E agora? Porque você está buzinando? Somos os primeiros da fila! O motorista respondeu com sorriso amarelo: - Sr., estou buzinando para o sinal mesmo...



11 comentários:

ROBERTA disse...

amiga,me adaptei fácil ao transito daqui porque sou ninja!!! rs...
com o tempo você vai aprendendo e nem se estressa mais!
bjim!

Fafá Póvoas disse...

kkkkkkkkkkkk adorei...

Paula Menna Barreto Hall disse...

realmente!! mas, ei, Bel, Nova Iorque o trânsito é um horror. também em São Paulo e no Rio!! força, segura as pontas!!!! beijão

Bróder disse...

Pense num boneco! Afffffffffffffffff

Felipe Campbell disse...

Já ouvi essa historia e, pior, quando gente que mora fora vem pra BRasilia e fica buzinando que nem doido no sinal e acha isso normal. Uma esposa de um amigo que morou no rio anos a fio um dia tava numa roda de conversa quando surgiu o tema a inconveniência e a inutilidade da buzina. Aí depois de todo mundo detonar qq buzinada que nao fosse pra evitar uma batida quase certa, a mulher começou a dizer meio que com vergonha que sim, buzina aqui antes de qq coisa, quando o sinal abre. E ficou se justificando dizendo a mesma coisa que o cara te disse aí: que faz isso pro cara da frente se ligar, porque ela tem certeza que ele ta ali de bobeira.

Ridículo, nao?

Beijiocas

Manuzica disse...

Eu jurava que o trânsito de Fortaleza era lenda...que rolava um certo exagero, mas não é. Passei uma semana por lá e quase enlouqueci. srrs

Mas Salvador tá quease chegando lá. O trânsito tá um caossssssss.

Bjocas e excelente fds.

Se cuida.

Bel Lucyk disse...

- Beta, acho difícil eu me acostumar com falta de educação. Assim, crio os meus mecanismos - ligo o ar condicionado e o som e me esqueço do que está a volta. Mas me incomoda a forma como as pessoas dirigem aqui. Mesmo.
- Fafástica, não ri não. Issoé triiiiste!
- Paula, o trânsito de NY eu nao conheço, mas em Sampa, apesar de tuuuudo as pessoas são mais educadas do que aqui! Com certeza!
- Dani Broder... não vale boneco pq boneco aqui é coisa boa! =)
- Bóris, concordo.É ridículo! affffff
- Manuzica, então vc sabe exatamente do que estou falando, né? rs rs ningueeeem merece.
beijos

Dante Accioly disse...

O trânsito daí é phoda com PH de pharmácia.

ANDREA MENTOR disse...

Belll, tô perdida de um tanto que nem te conto. Aonde vc está exatamente? Fazendo o que extamente? Tudo bem ,não é da minha conta, mas só pra "ser simpática e fazer amizade"... CONTA TUDO!!!!!!!!!!!!!!!! Beijo

Bel Lucyk disse...

- É Dante... é phoda mesmo...
- Déa, como assim?
Eu moro em Fortaleza desde o começo do ano e trabalho na área de RH, numa consultoria! Porque? rs rs
nao força a amizade de jeito nenhum! =)
A Praça Portugal é uma praça que na verdade é um grande balão de confluência de duas ruas principais aqui em Fortal. É uma zona!ahahahah beijos, querida!

ANDREA MENTOR disse...

Ai que medo! Foi o que eu imaginei messss... Ufa!! Beijo