segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Lagoa Paraíso


Jijoca é uma cidadezinha do Ceará que fica há 300 km de Fortaleza. A cidade não é muito conhecida, mas sua praia, Jericoacoara, é reconhecida internacionalmente. E a cidade também tem seus outros encantos, como a Lagoa Paraíso, onde a água é tão transparente que você consegue enxergar o fundo mesmo quando está nadando nos locais em que as profundezas alcançam 3 ou 4 metros.
Em épocas não chuvosas, ela é muito bem frequentada pela tribo do kite surf, que enchem as pousadinhas charmosas que tem ao redor da lagoa. Nestes períodos de estiagem, os ventos são perfeitos para a prática do esporte. Em outros tempos, é perfeita para ir acompanhada, pois o lugar é tranquilo, lindo, sem muita badalação, bem simples e rústico. Tudo que é servido nas pousadas é delicioso (em algumas, como a Anjo Azul, tudo é produzido no local - recomendo o rocambole salgado e o bolo de canela...)
Mas a Lagoa Paraíso mantém sua rotina mesmo em dias de chuva, quando o vento para e o pessoal do kite não aparece. Todos os dias, as águas doces recebem uma visita ilustre: Sr. Antônio, um morador da região sai de seu casebre, que fica próximo à lagoa, monta em seu cavalo negro e segue em direção à praia. Logo quando chega às margens e as patas do cavalo começam a tocar a água, desce, tira sua roupa, sobe novamente no cavalo e entra no lago completamente nu, até que fique de fora apenas sua cabeça e a de seu animal. Após alguns minutos, Sr. Antônio e seu cavalo saem da água, ele se veste e volta para casa.A primeira visita sempre ocorre às 11:30. Por volta das 17:30, dizem que ele segue a mesma rotina.
Assim sendo, pode-se perceber que, faça sol ou faça chuva, vento ou não, sempre há movimento na Lagoa Paraíso!

Nenhum comentário: