segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A cozinha da Bel


Cozinha nunca foi meu forte. Sempre fui boa de garfo. Mas cozinhar nunca foi minha praia. Quando ainda morava com meus pais, há muito tempo atrás, meu campo de atuação era restrito às saladas, ao arroz e ao café.
Quando saí de casa, troquei o fogão pelo telefone: me tornei cliente assídua de qualquer delivery: pizza, comida chinesa, japonesa, sanduiche...
Aos poucos, isso tem passado. De vez em quando me aventuro na cozinha e faço uma sopinha de legumes, batata assada... nada demais. Mas um belo dia, acordei com desejo de comer Pescada Amarela. Este era um dos meus pratos prediletos na época em que morava em Fortaleza. Por isso, passei no supermercado, comprei o filé do peixe, azeite e alcaparra e fui para casa da minha mãe (minha cobaia para essas raras incursões culinárias). Meu peixe fez tanto sucesso que ela pediu que eu fizesse no jantar de seu aniversário. E eu fiz, cheia de orgulho!
No Natal, inventei de tentar fazer um arroz que comi um dia no Outback: ele tem amêndoas, champignon e fuçando na internet descobri que não é cozinho em água, mas champagne). Modéstia a parte, ficou um espetáculo.
E aos poucos, estou cada vez mais me envolvendo no mundo culinário. Mais uma coisinha que tenho adotado graças a minha família: meu pai é um verdadeiro chef de cozinha (já escrevi aqui milhares de vezes sobre isso). A comida que minha mãe faz é inigualável. E meus irmãos... também têm o dom.
E porque eu estou começando a curtir essa onda culinária, marquei um jantarzinho na minha casa na última sexta. O engraçado é que boa parte dos meus amigos fez uma cara incrédula quando eu disse que a comida seria por minha conta. Ninguém acreditava que eu sabia cozinhar.
Bem, depois de várias garrafas de vinho, música agradável e muita conversa inútil (e pouquíssimas úteis), servi o jantar: Pescada Amarela e Arroz Tasmania Customizado. Sei que não cozinho tão bem quanto a dona desse blog aqui, que me faz salivar toda vez que passeio por lá, mas um dia chego lá!
Segue a receita do que eu fiz, que é muito fácil, óbvio, senão... delivery rules!

Pescada Amarela
1 kg de filé de pescada amarela
Azeite e Alcaparra a gosto

Coloque o peixe num pirex, bezunte de azeite (eu gosto de muito azeite - o peixe fica desmanchando) e alcaparra e cubra com papel alumínio. É tudo no olhômetro. Me sinto meio Jamie Oliver fazendo comida. kkkkk Deixe no forno por 30 minutos e retire o papel aluminio. Deixe mais alguns minutinhos para dourar e é só servir.

Arroz Tasmânia
3 xícaras de arroz
1xícara de amêndoa sem casca, torrada e cortada em tiras
1 xícara de champignon
1 xícara de champagne

Cozinhe o arroz normalmente e quando a água estiver secando, coloque as amêndoas, champignon e o champagne.Quando o arroz estiver seco, basta servir. Mais uma vez, tudo no olhômetro.
O importante é que ficou uma delícia, todo mundo repetiu e teve gente que queria levar uma quentinha pra casa. Se algum dia eu for capaz de cozinhar alguma coisa diferente disso, posto por aqui.


6 comentários:

Fafá Póvoas disse...

aaaaaffff Fui uma das pessoas "incrédulas"....mas quebrei a cara bunito!! Aliás como pode sermos amigas a "anooos" e não conhecer o seu "dom" na cozinha??? Quando estávamos no supermercado comprando os ingredientes, me surpreendi,até então nunca soube que vc sabia cozinhar. O jantar GOSTOSOOO pqp...

Bel Lucyk disse...

amiga, outro desse só ano que vem! rs rs

Stefânia Barreto disse...

Ai Bel, que fofa que você é!
Obrigada pelo elogio, viu! Sei que tô te devendo os sonhos...ou algo que você queira comer aqui em casa. Mas vamos fazer assim, combina com o Rafael e me avisa quando pode fazer uma visitinha. Aí eu faço algo bem especial para vocês, tá?
Beijocas!

Maricota disse...

Nada de outro desse só ano que vem, como assim vc resolveu mostrar suas habilidades quando eu estava viajando?? Trate de fazer outro para eu experimentar!!! Se não vou continuar sendo uma das pessoas incrédulas que acham que vc não sabe cozinhar!! rsrs

Bel Lucyk disse...

- Stefânia, eu adoro o seu blog! E vou adorar provar qqr gostosura que vc faça na cozinha! Certamente vou combinar com o Rafa =)
- Maricotinha, quero fazer esses esquemas spe lá em casa. Nem spe comigo na cozinha, óbvio! rs rs Mas acho mto legal reunir a galera. bjo!

Anônimo disse...

...saudades de Fortaleza...aqui eu não encontro pescada amarela. substituo por qual peix?
Toblerone manda lambidas!